Cidade - Vasta programação da Semana Santa
Prossegue na cidade vasta programação da Semana Santa com missas, solenidades, vigília, procissões e peça de teatro. As igrejas realizam amanhã celebrações como a benção do pão e apresentações de filmes. Por outro lado, acontece pela segunda vez a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, de 5 a 9 de abril, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 18h30 com Regina Dourado como Maria e apresentando Márcio Bernardes, como Jesus Cristo, sob a direção de Paulo Dourado.
A Paixão e a Ressurreição de Cristo são lembradas pelos católicos nas reflexões que se iniciaram ontem, no Domingo de Ramos, e vai até o Domingo de Páscoa, 8, período em que a Igreja celebra a Semana Santa.
As celebrações da Semana Santa na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), com a participação do arcebispo Dom Murilo Krieger, terão direção musical do Padre Hans Bonisch, mestre de Capela da Catedral e a participação do Coro e Orquestra Barroco na Bahia e Coro dos Arautos do Evangelho.
Ontem à noite o Grupo Jovem de Humildes, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), apresentou o espetáculo “A Paixão e Morte de Cristo”, no Campo do Marão, na Boca do Rio. A programação segue na quarta-feira com a procissão do encontro, às 15h30, saindo da Igreja Nossa Senhora da Ajuda percorrendo as ruas do Centro Histórico. Na quinta-feira (5) na Catedral Basílica, missa dos santos óleos, às 8h30 na Catedral Basílica , missa da instituição da eucaristia e lava-pés, às 18h30.
Na Sexta-feira da Paixão (6) solenidade de adoração da cruz, às 15 horas com a procissão do senhor morto, às 17 horas. E no sábado de Aleluia tem Vigilia Pascal às 19 horas também na Catedral Basílica e no Domingo de Páscoa, missa de Páscoa às 10 horas, presidida por dom Murilo Krieger, às 18h, presidida pelo padre Lázaro Muniz.
Quase todas as igrejas da capital têm sua programação especial na semana Santa, mas a Igreja Santo Antônio da Barra, Ladeira da Barra, começa amanhã (3) as celebrações às 7h, 12h e 18h, com a bênção dos pães.
A quarta-feira é marcada pela Celebração da Misericórdia, às 18h e, na quinta-feira os paroquianos participam da Celebração da Ceia, Lava-pés e Vigília Eucarística a partir das 19h. A morte de Jesus será recordada no dia 6, às 17h, com adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de celebração. No dia 7 acontece a Vigília Pascal a partir das 20h, e no Domingo de Páscoa os fiéis celebram a ressurreição de Jesus com Missas às 8h e 18h.
Os fiéis da Paróquia São Francisco de Assis, Rua Abelardo Andrade de Carvalho, na Boca do Rio, amanhã poderão assistir ao filme sobre a vida e a paixão de Cristo, às 19 h. No dia 4, os paroquianos celebram o dom da vida do padre Manoel da Paixão com uma missa, às 19 h. A quinta-feira será marcada pela Missa da Ceia do Senhor, às 19 h. No dia em que a Igreja recorda a morte de Jesus Cristo, os paroquianos participam da Via Sacra, às 6 horas, da adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h30 às 12h e da celebração da paixão do Senhor, às 16h.
Paixão de Cristo na Concha
Com a doação de apenas 1 quilo de arroz ou feijão na troca por ingresso na bilheteria da Concha Acústica, das 12h às 18h, no período de 5 a 9 deste mês, o soteropolitano poderá assistir a um dos maiores espetáculos sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo em “A Paixão de Cristo”, muito elogiado pela crítica nacional, em cujo elenco está a grande atriz Regina Dourado, e neste ano, apresentando o ator Márcio Bernardes como Jesus Cristo.
O espetáculo que tem direção de Paulo Dourado segue uma linha de teatro épico, com texto baseado nos evangelhos para narrar a vida e a obra de Jesus Cristo, desde o nascimento até a sua ressurreição, na maior e mais conhecida
história de todos os tempos que conta com grande elenco, composto por 50 reconhecidos atores baianos e se ligam em cena à participação especial dos 25 jovens atores do PIM (Projeto de Iniciação Musical) do bairro de Coutos.
Além disso, um coro de 100 vozes, dirigido pelo maestro Dilton César, completa os integrantes da equipe no palco. Tudo alinhado com a música do espetáculo, que é uma grande compilação de composições clássicas de domínio público, criada pelo diretor musical Paulo Cunha. A direção de elenco é de Gideon Rosa.
Publicada: 02/04/2012 00:01| Atualizada: 01/04/2012 23:06
Leia mais em www.tribunadabahia.com.br
Imagens do www.google.com.br