Cidade - Estudo comprova qualidade da água fornecida em Ilha de Maré
12/06/2012 09:07
O trabalho realizado pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB), da Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque no lançamento do Caderno Ambiental de Ilha de Maré, na Escola Municipal de Praia Grande.
O estudo intitulado de Diagnóstico da qualidade da água para consumo humano na comunidade de Ilha de Maré, apontou um diagnóstico positivo em relação à água fornecida pela Embasa na região, no período de agosto de 2009 a abril de 2011. Participaram como autores do estudo, os Fiscais de Controle Sanitário: Márcio Jorge dos Santos, Luciene Maria Santana Costa,, Adriana Pena Godoy e Maria Cristina Passos Presídio além do Biólogo Luis Henrique Batista Góis.
Entre os aspectos determinantes para a realização dessa pesquisa está o fato de que a ilha apresenta intensa atividade industrial e portuária no seu entorno, o que exige cuidados redobrados para evitar a contaminação da água. Além dos estudos, os técnicos da VISAMB iniciaram uma série de ações educativas nas cinco localidades da ilha (Santana, Praia Grande, Bananeiras, Porto dos Cavalos e Botelho) e a capacitação dos agentes comunitários de saúde como multiplicadores do processo, aliado ao envolvimento dos órgãos ambientais oficiais.
A VISAMB mantém o monitoramento constante na região, que se estenderá também aos estudos no solo. O órgão alerta sobre a necessidade de averiguar a qualidade das águas das fontes, que em alguns casos ainda são consumidas para uso próprio na Ilha de Maré. O levantamento mostrou que há suspeita de riscos de contaminação na área por metais no solo e no ar, mas não na água.

O Caderno Ambiental, foi organizado pela professora Rosiléia Oliveira de Almeida, da Faculdade de Educação da Ufba, e pelo professor Edinaldo Luz das Neves, da UniJorge, e mostra diversos trabalhos realizados em Ilha de Maré ligados às questões ambientais. A publicação é resultado da parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Publicada: 12/06/2012 08:21| Atualizada: 12/06/2012 08:21
Leia mais em www.tribunadabahia.com.br
imagem do site: www.google.com.br