Cidade - Ferries operam sem filas no fim de semana
24/09/2012 13:13

Só três ferries operaram no final de semana
O fim de semana ensolarado em Salvador e em toda a Ilha de Itaparica fez muita gente utilizar a travessia marítima de ferry boat para aproveitar as praias nas localidades da Ilha. Mesmo com um movimento intenso e com apenas três ferries em funcionamento, o sistema operou sem complicações e sem filas.
Esse foi o primeiro fim de semana em que as embarcações estão sob controle da Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), após intervenção do Estado na TWB. Entretanto, nenhuma melhoria imediata foi percebida pelos passageiros.
“Ainda não notei nenhuma diferença. Porém, não tivemos problemas tanto para ir, como para voltar. Acredito que a prova de fogo para a Agerba será o feriadão do dia das crianças. Espero que eles consigam acabar com aqueles transtornos quando a TWB estava no comando.”, disse o comerciante Jorge Lima, que estava desembarcando ontem no Terminal de São Joaquim, em Salvador.
Ainda na sexta-feira (21), o diretor da Agerba, Eduardo Pessôa, voltou a pedir a compreensão dos usuários do sistema ferry boat, porque “uma situação caótica como essa em que a TWB deixou a operação do sistema não pode ser resolvida em pouco tempo, mas o governo assegura que vai garantir a prestação de um serviço melhor”, explicou.
De acordo com fiscais da Agerba que estavam trabalhando no Terminal de São Joaquim na tarde de ontem não foi registrado nenhum problema nos ferries e que apesar do movimento intenso, não foram registradas filas. “Estamos fazendo milagre”, disse.
De uma frota de oito embarcações, somente três ferries estão operando: Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Juracy Magalhães. Segundo a Agerba, três (Ipuaçu, Agenor Gordilho e Anna Nery) estão parados no Terminal de Bom Despacho, por falta de condições de navegação e serão docadas na Base Naval de Aratu nesta semana, para reparos. Os outros dois, Rio Paraguaçu e Pinheiro, também por falta de condições de operação, estão parados no Terminal de São Joaquim, e sofrerão serviços nos motores e reposição de peças.
Apesar de anunciar e iniciar a intervenção ao sistema Ferry Boat, a Agerba ainda aguarda uma resposta da TWB para decretar a caducidade do contrato. O governo deu um prazo de 15 dias para a concessionária fazer as considerações finais na defesa das acusações de que não estava cumprindo o contrato.
De acordo com o secretário estadual da Infraestrutura, Transportes e Comunicações (Seinfra), Otto Alencar, a empresa Internacional Marítima só vai assumir os serviços após a Justiça decretar caducidade do contrato com a empresa atual.
Com sede em São Luís do Maranhão, a nova responsável por operar o sistema já atua em estados como Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. A equipe operacional da nova concessionária está em Salvador desde que foi anunciada a saída da TWB e já analisa a situação do sistema que vai operar futuramente.
Publicada em 24/09/2012 07:22:00
Leia mais em www.tribunadabahia.com.br