Cidade - MP e Secult firmam acordo para combater a corrupção
26/07/2012 16:12

A partir desta sexta-feira (27) as crianças da rede municipal de ensino de Salvador aprenderão uma nova lição: o combate a corrupção. Em pleno processo eleitoral, um acordo entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e o Ministério Público, vai levar para as salas de aula o projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, criado pelo MP como forma de conclamar a sociedade brasileira a se envolver ativamente no combate ao crime.
O documento de cooperação será assinado às 9 horas, no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio, pelo secretário João Carlos Bacelar. Participam do evento a coordenadora estadual da campanha, a promotora Heliete Viana, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Cidadania, o promotor Valmiro Santos Macedo. Para o MP, a prática da corrupção é muito presente na cultura brasileira, por isso, o apoio da sociedade civil organizada é fundamental à ação de combate, pois, sem a participação social, não haverá órgão público de controle externo que solucione o problema da corrupção na administração pública.
“A corrupção é um comportamento danoso à sociedade e à efetividade dos direitos humanos e sociais”, ressaltou Heliete Viana, coordenadora da campanha no estado. “Temos que trabalhar muito para ver uma sociedade em que se predomina a conduta ética, mas é preciso que comecemos já, porque, se não, esse desejado futuro nunca acontecerá”, concluiu.
E quanto mais cedo essas noções forem trabalhadas, melhor, como destaca o secretário João Carlos Bacelar. “A ética só vai predominar na sociedade se a educação estiver em primeiro lugar e se desde cedo os conceitos de cidadania forem trabalhados com as crianças. E o sucesso deste processo depende do envolvimento das redes de educação, sejam elas públicas ou privadas”, enfatizou.
Na rede municipal o projeto vai beneficiar alunos das 41 escolas que oferecem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A campanha aborda, dentre outros temas, a importância do voto consciente, por isso, será trabalhado em associação a outra ação já realizada pela Secult, o projeto Mediando Conflitos na Escola. Ao final do projeto, os alunos vão realizar uma eleição, seguindo os moldes da realizada no país, para que os estudantes de cada escola elejam o seu ‘Embaixador da Paz’.
Serviço
O Que: assinatura de acordo entre o MP e a Secult
Onde: Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja) - Rua Abelardo Andrade De Carvalho, Boca do Rio
Quando: 27.07.2012 / 9 horas
Publicada: 26/07/2012 14:49| Atualizada: 26/07/2012 14:46