Cidade - Portuários de Salvador exigem celeridade do Ministério Público do Trabalho

28/03/2012 09:46

Os trabalhadores portuários de Salvador (estivadores, arrumadores, vigias, conferentes de cargas e demais trabalhadores dos portos da Bahia) realizam nesta manhã de quarta-feira, uma passeata com destino ao Ministério Público do Trabalho para cobrar maior celeridade do órgão em processo que tem como procuradora Larissa Santana Leal Lima. A concentração acontece às 8h, no Campo Grande.
Os trabalhadores vão promover um “apitaço” e prometem fazer muito barulho para chamar a atenção. De acordo com relatos, um dos trabalhadores, desesperado, já tentou atear fogo no Ogmosa (Órgão gestor de Mão de Obra de Salvador e Aratu) enquanto outros sofrem com sintomas de ansiedade, depressão e síndrome do pânico, devido à ameaça do desemprego.

Acordo ilegal

Tudo teve início quando a antiga direção do Sindicato dos Estivadores (SETEMS) assinou um acordo sem aprovação dos associados em assembleia junto à empresa Tecon Salvador. De acordo com os trabalhadores, a ação prejudicou mais de 130 operários. Insatisfeitos, os estivadores com o apoio da nova diretoria eleita, que tem como presidente Antonio Correia de Santana, entraram com ação no Ministério Público do Trabalho em 15 de dezembro do ano passado, na tentativa de anular o referido acordo.

Foi então marcada uma audiência de conciliação na qual o Tecon se recusou a comparecer. O SETEMS conseguiu o apoio da Federação Nacional dos Estivadores, sediada em Brasília, que enviou documento ao MPT na Bahia, denunciando as irregularidades e requerendo a anulação do acordo laboral, mas não teve o pedido atendido. Com a passeata, os estivadores esperam sensibilizar o Ministério Público para que finalmente as reivindicações sejam atendidas.
Apoio
A categoria conta com o apoio e as presenças dos associados do Sindicato dos Portuários de Candeias (SPCBA), do Sindicato Unificado nos Serviços Portuários do Estado (Suport-BA), Nelson Nunes, presidente da Associação Humanitária Cidadania Plena (AHCP) e trabalhadores de diversas categoria
Publicada: 28/03/2012 08:43| Atualizada: 28/03/2012 07:55



Leia mais em www.tribunadabahia.com.br
Imagens do www.google.com.br