Economia - Dilma quer que estados cortem ICMS de energia, diz jornal
A presidente Dilma Rousseff quer convencer os governadores a aderirem à redução da tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica, assim como já fez com o PIS-Cofins. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Valor Econômico.
Indústria - A proposta é que, com as mudanças, os estados possam diminuir o custo da energia elétrica para grandes consumidores em aproximadamente 20%. A matéria destaca ainda que a redução na carga tributária é uma das medidas que a presidente deve anunciar em agosto - provavelmente dia 7 - para estimular a indústria.
O governo tem adotado uma série de medidas para estimular a indústria, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca, móveis e automóveis.
Cerca de 45% da fatura de energia advém dos impostos cobrados dos estados e da federação, assim como de uma série de outros encargos. Esta é a principal reivindicação deste setor privado em sua primeira reunião com a Dilma em março. Dilma também deve discutir uma redução do PIS/Cofins sobre a energia, que hoje é de 8,5%.
Publicada: 25/07/2012 13:27| Atualizada: 25/07/2012 13:26
Leia mais em: www.tribunadabahia.com.br