Economia - Governo quer transpor São Francisco até a Grande Salvador
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou, nesta terça-feira, no programa Bom Dia, Ministro que o governo federal irá contratar, até o final do ano,
empresa para realizar estudo sobre uma nova transposição das águas do Rio São Francisco. O canal do Eixo Sul, que pode ter entre 500 e 600 km de extensão, partiria do Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, e chegaria até "os contornos da região metropolitana de Salvador", passando por todo o semiárido baiano. Com o novo eixo, as águas do São Francisco seriam levadas para a Bacia do Rio Paraguaçu, que corta o Estado e abastece a Grande Salvador.
Após o programa, o ministro disse à Agência Brasil e à TV Brasil que já recebeu orientação da presidente Dilma Rousseff de contratar os estudos. Bezerra acredita que entre quatro e seis meses deverá estar selecionada e contratada a empresa que elaborará o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-Rima). Esses estudos levarão de 18 a 24 meses para a conclusão. Ele avalia que a obra contribuirá para a segurança hídrica na Bahia, que tem a maior parte do território no semiárido.
Água para Todos
Juntamente com a expansão das obras de transposição do Rio São Francisco, o governo quer ampliar o Programa Água para Todos. Além do Semiárido nordestino e de Minas Gerais, o programa deverá atender aos Estados da Região Norte (como Tocantins, Pará e Amazonas, nos quais a cheia dos rios diminui o fornecimento de água potável) e da Região Sul (o Rio Grande do Sul é a unidade da Federação com maior número de municípios em situação de emergência por causa da estiagem).
Leia mais em www.tribunadabahia.com.br
imagem do site: www.google.com.br