Economia - Vender no Facebook é alternativa para pequenas empresas
Entre os benefícios para os empreendedores que vendem pela rede social, Ricardo cita o nível de intensidade com o que o usuário brasileiro acessa a rede. "Somos o povo que passa mais tempo conectado no Facebook. Além disso, enquanto a média mundial é de 130 amigos, a do brasileiro é de 230", diz.
Por isso, vender pela rede significa alcançar um número elevado de pessoas, uma vez que, quando o internauta compra o produto da loja virtual, automaticamente isso vai para a sua timeline - e todos os seus amigos tomam conhecimento da compra. "Pela simplicidade da comercialização, que não precisa de cadastro, o Facebook é um espaço onde as pessoas compram por impulso. E isso é bom para as vendas", opina Ricardo.
Atualmente, a LikeStore possui 6719 lojas funcionando. Os empreendedores pagam uma taxa de 2% sobre o valor de cada produto vendido na empresa. Na opinião de Ricardo, alguns ramos "combinam mais" com o Facebook do que outros. ¿"ojas que tenham uma pegada mais jovem ou que comercializem artigos de nicho são mais pertinentes", afirma. Isso porque esta rede social é essencialmente formada por jovens, faixa etária que está interessada em novidades e produtos personalizados.
Empresa vende camisetas de banda no Facebook
Há três anos, Eric Cunha fundou a empresa Domination Merch, que comercializa camisetas de banda. Ate dezembro de 2011, a venda era feita durante os shows e também por um site. "Foi quando conheci o modelo da LikeStore e vi que vender no Facebook poderia ser mais vantajoso".
A escolha aconteceu por dois motivos. Primeiro, pela maior visibilidade do produto, já que as vendas ficam registradas na timeline do comprador. "Antes eu tinha o site de e-commerce, mas precisava também do Facebook para divulgar. Agora ficou mais prático", diz. Segundo, pela economia de custos. "Eu tinha de pagar mensalidade pela hospedagem do site e pelo domínio", explica.
Mesmo com as vantagens do Facebook, Eric conta que também acha importante ter um site de e-commerce próprio, já que nele o empreendedor pode colocar a identidade da sua marca. "No Face seguimos um padrão", esclarece.
Eric afirma que recebe apoio tanto da LikeStore quanto do próprio Facebook. "Eles me ligam para dar consultoria sobre a melhor maneira de anunciar na rede", exemplifica.
Publicada: 11/07/2012 08:20| Atualizada: 11/07/2012 08:20
Terra
Leia mais em: www.tribunadabahia.com.br