Educação - TV Pelourinho oferece 60 vagas para curso gratuito de audiovisual

07/05/2012 12:28

 

 

O projeto TV Pelourinho, voltado para profissionalização de jovens no mercado de vídeo e televisão, está com inscrições abertas até dia 17 de maio para o curso gratuito de audiovisual em três áreas profissionais: Operação de Câmera, Edição e Produção. 

O curso destina-se a jovens entre 16 e 29 anos que estejam matriculados na rede pública de ensino e terá duração de oito meses, com aulas teóricas e práticas. As inscrições são realizadas na sede da TV Pelourinho, na Rua das Laranjeiras,16 (Pelourinho/Centro Histórico). Informações complementares: Tels. 3419-2070 e 3419-2068. Os interessados devem levar comprovante de residência e de matrícula escolar, cópia da carteira de identidade e uma fotografia 3x4. Além disso, ele precisa ter renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo e morar no Centro Histórico ou nos bairros do seu entorno: Liberdade, Barbalho, Cidade Baixa, Brotas, Nazaré, Vasco da Gama, Federação. 

O curso disponibiliza aos alunos ampla infraestrutura, desde os equipamentos até professoresqualificados, como é o caso de Solange Lima, produtora de Cinema, responsável pela produção de filmes como “Capitães de Areia”, de Cecília Amado, e “Quincas Berro D`Água, de Sérgio Machado. Paulo Alcântara, diretor de Cinema e professor de Fotografia e Áudio, graduado na Espanha; e Geraldo Moraes, um dos fundadores do Curso de Cinema da Universidade de Brasília e professor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Santo Antonio de Los Banos, em Cuba, também estão escalados para contibuirem na fomação dos alunos.

Nas aulas, que tem carga horária de 100 horas e acontecem no turno complementar ao da educação formal, os alunos terão contato com técnicas que regem a produção cinematográfica, da fase inicial à finalização de um projeto. Com isso, eles estarão aptos, após o curso, a ingressar no mercado das produtoras profissionais, TVs, e instituições que desenvolvam conteúdos de audiovisual.

A TV Pelourinho é um centro de referência em audiovisual para a juventude no Estado da Bahia. Foi criado pela ong Ação Pela Cidadania para promover a inclusão social de jovens do Centro Histórico de Salvador no mercado de trabalho por meio da capacitação técnica em audiovisual. Funciona, assim, como instrumento de fomento à inclusão sociocultural de jovens que residem em uma área afetada por diversos problemas, como exploração sexual, tráfico de drogas e violência generalizada. Ao todo, o projeto já beneficiou mais de mil jovens.

Publicada: 07/05/2012 11:59| Atualizada: 07/05/2012 11:58 

Leia mais em www.tribunadabahia.com.br

Imagens do www.google.com.br