Gastos com transporte urbano comprometem 15% da renda familiar

21/09/2012 10:41

 

Foto: Thiago Pedrosa/Creative Commons
 
Moradores das nove maiores regiões metropolitanas brasileiras comprometem cerca de 15% da renda com transporte urbano. 
 
O gasto é, em média, cinco vezes maior em transporte privado do que em transporte público. A conclusão é de estudo divulgado nesta quinta-feira (20/9) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
 
O documento traçou o perfil do gasto de famílias residentes em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, no Recife, em Fortaleza, Salvador e em Belém. 
 
Os dados utilizados no estudo têm como base as duas últimas edições da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), de 2003 e de 2009, e refletem o custo com deslocamentos diários urbanos ou metropolitanos.
 
De acordo com o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Carlos Henrique de Carvalho, o gasto com transporte privado em cidades do interior do país chega a ser nove vezes maior, indicando grande dependência do transporte público entre famílias de menor renda.
 
Carvalho afirmou que o aumento da renda de praticamente todas as faixas da população foi canalizado para o transporte privado, principalmente para a compra de automóveis e motocicletas.
 
Para Carvalho, o governo brasileiro precisa adotar políticas de mobilidade urbana baseadas no modelo europeu, que não cria restrições para a compra de veículos, mas estimula o uso racional de automóveis e motocicletas. 
 
A ideia é ampliar, por exemplo, as tarifas de cobrança em estacionamentos e pedágios urbanos e melhorar a qualidade do transporte público. 
 
“Assim, a pessoa pode deixar o carro na garagem ou em uma estação de metrô mais próxima”, explicou.
 
O técnico ressaltou que a atual política brasileira está voltada para o estímulo à compra e ao uso o transporte individual por meio de medidas como o barateamento da gasolina e do preço dos veículos em relação à inflação. 
 
“Ao mesmo tempo, as tarifas de ônibus aumentaram acima da inflação. Por isso, as condições de mobilidade vão piorando, porque as pessoas tendem a usar cada vez mais o transporte individual”, concluiu.
 
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