
Após o adiamento da previsão do mês de maio do governador Jaques Wagner, o edital de licitação da linha 2 do sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas será apresentado nesta quinta-feira para consulta pública em um evento no Hotel Fiesta, às 9h.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), órgão do governo responsável pela elaboração do documento, o edital da Parceria Público-Privada (PPP) contou com a colaboração de representes das secretarias da Fazenda e de Infraestrutura, da Procuradoria Geral do Estado e da Casa Civil e consultoria da Fundação Coppetec, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Há cerca de uma semana, a Tribuna vem tentando obter detalhes do edital, porém a Sedur informou que toda a equipe ligada ao projeto estava impedida de falar sobre o assunto por estar totalmente envolvida para cumprir o prazo estabelecido pelo Governo do Estado.
As únicas informações foram emitidas por meio de nota, na última quinta-feira, com poucos detalhes além daqueles veiculados pela imprensa anteriormente. “A consulta deverá ser lançada em junho e levará 30 dias.
Logo após esta etapa, as contribuições serão avaliadas e deverá ser lançado o Edital de Licitação que será na modalidade PPP”, afirmou a nota, quando ainda não tinha a confirmação da data para dar publicidade ao documento.
Durante o período em que foram adicionadas as contribui-ções recebidas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), a Comissão de Mobilidade da Sedur, sob coordenação do chefe de gabinete da Sedur, José Eduardo Copello, analisou todos os aspectos do convênio intrafederativo firmado entre o Estado e os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. Procurado, em mais de uma oportunidade, Copello recusou-se a conversar com a imprensa por “falta de tempo na agenda”. Apesar de tratar ainda da manutenção do sistema metroviário, o edital que será divulgado é referente apenas à linha 2 do metrô, situado na Avenida Paralela, ligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas.
De acordo com a assessoria da Sedur, a proposta inclui a integração com a linha 1, que liga a Estação da Lapa ao Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), e o sistema rodoviário da capital baiana. Um edital complementar de operação do primeiro trecho também deve fazer parte do conjunto de documentos que serão apresentados ao público na quinta.
LINHA 1 – Enquanto isso, ninguém sabe quando a linha 1 do metrô começa a operar. Em maio, o governo do estado e prefeitura de Salvador entraram em acordo, anunciando que os primeiros 6 km da linha 1 deve acontecer no próximo semestre.
Num encontro entre o governador Jaques Wagner, o secretário da Casa Civil Rui Costa e o vice-prefeito Edvaldo Brito, ficou combinado que a complementação da linha 1, que 12 km entre Lapa e Pirajá, fará parte do projeto da linha 2, na Paralela, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O trecho do metrô já concluído, que liga a Lapa à Rótula do Abacaxi, fará parte de uma “operação assistida” entre os governos do Estado e Federal e a prefeitura de Salvador para que comece a funcionar no segundo semestre. Para isso acontecer, o governo está buscando R$ 32 milhões junto à União.
Metrô opera após 13 anos no CE
Bem diferente de Salvador, o metrô de Fortaleza fez a viagem inaugural da linha Sul do metrô de Fortaleza na ultima sexta-feira (15), após 13 anos que foi dada a ordem de serviço para o início das obras. Em 15 minutos, o trem percorreu, pela primeira vez com passageiros, 15 quilômetros, saindo da estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores), na Pacatuba, até a Parangaba, em Fortaleza.
No total, a obra custou R$ 1,705 bilhão, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e é uma das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.
A partir deste mês até o início do ano que vem o transporte de passageiros vai ser gratuito, segundo o Metrofor, por se tratar da operação assistida. Para andar de metrô nesse período, a população não precisa se cadastrar, mas apenas entrar pelas estações e esperar o trem.
A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. Mas somente em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial.
Durante o período da operação assistida o transporte gratuito de passageiros será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste com passageiros e cada uma delas poderá levar entre 445 e 890 pessoas, segundo o Metrofor. Durante esse período, haverá parada em todas as estações.
Segundo informações do G1 CE, a viagem de sexta em Fortaleza teve direito a uma parada durante o percurso, na estação Virgílio Távora, e segue para a Parangaba.
De acordo com o Metrofor, de junho a outubro deste ano, vão ser feitos os testes operacionais com passageiros nos Trens Unidades Elétricas (TUEs) entre a Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, e a Parangaba, na capital.
A partir de outubro até o início do ano que vem, os trens passam realizar todo o percurso de 24 km, que vai da Pacatuba até o Centro de Fortaleza.