
Foi dada a largada oficial para as campanhas políticas municipais, com o registro das candidaturas nos Tribunais de Justiça Eleitoral, cujo prazo final terminou ontem, e ficou marcado pelo tumulto com a paralisação de 48h em diversos estados, inclusive a Bahia, dos servidores da Justiça Eleitoral.
Em Salvador, seis candidatos postulam a vaga de João Henrique (PP) no Palácio Thomé de Souza: Nelson Pelegrino (PT), com uma frente de 15 siglas, ACM Neto (DEM), com apoio de cinco legendas, Mário Kertész (PMDB), apoiado pelo PSC, Márcio Marinho (PRB), com suporte do PSL, Hamilton Assis (PSOL), com a Frente de Esquerda completada por PSTU e PCB, e Rogério Tadeu da Luz (PRTB), único partido isolado.
Por meio de nota, o TRE-BA informou ter montado um esquema especial para que os procedimentos de registro de candidaturas acontecessem normalmente.
A candidatura da coligação “É hora de defender Salvador”, formada por DEM, PSDB, PPS, PV e PTN foi uma das que encontrou dificuldades para efetuar o registro. De acordo com a assessoria, os servidores tentaram dificultar o processo, porém a situação estava normalizada por volta das 17h e a chapa de ACM Neto (DEM) e Célia Sacramento (PV) foi registrada.
Outra candidatura que enfrentou problemas com os servidores em greve foi a de Hamilton Assis. De acordo com o próprio candidato, os grevistas obstruíram o cartório e os documentos foram entregues nos últimos momentos. “Entregamos a documentação, então acredito que estejamos registrados”, relatou o candidato que lidera a Frente de Esquerda e forma chapa com Nise Santos, do PSTU.
Segundo o PT, a coligação “Todos Juntos por Salvador” não teve problemas para registrar sua candidatura, encabeçada pelo deputado Nelson Pelegrino e pela vereadora Olívia Santana (PCdoB). Mesmo com a paralisação dos servidores, não houve empecilhos para a aliança entre PT, PCdoB, PSD, PSB, PTB, PR, PP, PSDC, PHS, PTdoB, PTC, PRP, PMN, PDT e PPL obter a chancela do TRE-BA como oficialmente registrada. Procurados pela reportagem, os candidatos Márcio Marinho e Rogério Tadeu da Luz não foram encontrados para comentar o processo de registro de candidatura.