Política - Vândalos destroem propagandas de campanha
As três coligações apontadas como protagonistas na corrida pelo Palácio Thomé de Souza tiveram problemas com propagandas danificadas durante as primeiras semanas de campanha na capital baiana. A ação, classificada pelos candidatos como vandalismo, motivou queixa do grupo de partidos que apoia o deputado ACM Neto (DEM), que registrou reclamação na Justiça Eleitoral.
“Nós comunicamos o fato e, como a 19ª Zona Eleitoral tem poder de polícia, solicitamos que a fiscalização seja realizada para coibir a destruição das placas”, afirmou a advogada Lilian Reis, que defende a coligação. Informações dos bastidores da campanha do DEM cogitam a possibilidade de que os responsáveis pelo vandalismo tenham sido contratados para este fim.
Segundo a defensora, por se tratar de delito eleitoral, a situação deve ser acompanhada pela Polícia Federal. “Encaminhamos uma solicitação que deve ser feita pelo deputado ACM Neto à Polícia Federal para que seja analisada a situação”, relatou à Tribuna.
“Assim como a Justiça Eleitoral fiscaliza as propagandas irregulares, cabe a ela manter a integridade das propagandas regulares”, destacou Lilian. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), essa responsabilidade não cabe à Zona Eleitoral e o comunicado foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral que fará uma avaliação.
“Acho lamentável que o vandalismo atinja as placas que respeitam a legislação eleitoral e têm a função de expor as opções de candidatura ao eleitor”, lastimou Kertész. O candidato apontou ainda que ações como essas refletem um problema enfrentado pela cidade
. “O vandalismo é um dos grandes problemas de Salvador, destrói a cidade e causa prejuízos ao município, e ao cidadão, o principal prejudicado,” criticou. Apesar de também ter apresentado problemas com a destruição de propagandas, a coligação do deputado Nelson Pelegrino (PT) minimizou a questão afirmando que condições ambientais podem ter resultado na remoção de cartazes e placas. (FD)
Publicada: 19/07/2012 00:58| Atualizada: 19/07/2012 00:52
Fernando Duarte Repórter
Leia mais em www.tribunadabahia.com.br
imagem do site: www.google.com.br