Salvador - Travessia Salvador-Mar Grande tem nova embarcação

25/09/2012 10:44

 

Costa do Sol tem condições de fazer o percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica em 30 minutos
Costa do Sol tem condições de fazer o percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica em 30 minutos
 
A “Costa do Sol”, nova embarcação da travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande, já está em Salvador. Depois de passar peloss testes e vistoria da Capitania dos Portos, a lancha está à disposição do tráfego e será apresentada na sexta-feira (28/9).
Com condições de fazer o percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica em 30 minutos, a “Costa do Sol’’, tem capacidade para 280 passageiros e foi construída em estaleiro de Cajaíba do Sul, município de Camamu, com investimento da CL Transportes, empresa vencedora de um dos dois lotes da licitação pública feita pelo Governo do Estado, através da Agerba, para a linha Salvador-Mar Grande.
Em vez de bancos, a “Costa do Sol” conta com cadeiras iguais às que equipam os ônibus, televisores LCD no salão principal de passageiros e sistema de som ambiente.
A “Costa do Sol” foi construída em oito meses pelo Estaleiro José Oliveira, em Cajaíba do Sul, que abriga o maior pólo naval da Bahia, com cerca de 25 construtores. Em Cajaíba são construídas lanchas de grande porte e escunas sob encomenda de diversos estados do Brasil e de países da América do Sul, Caribe e Europa.
A embarcação é equipada com dois motores MWM, com 240 cavalos cada um. Com isso, o sistema de propulsão ganhou cerca de 15% a mais de potência, permitindo que o percurso da travessia entre Salvador e Mar Grande seja feito em até 30 minutos, contra 40 minutos, em média, das demais embarcações que compõem hoje a frota do sistema.
O presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, informou que no próximo Verão existe a expectativa de que a demanda de passageiros do sistema Salvador-Mar Grande cresça ainda mais. Hoje, na baixa estação, utilizam a travessia cerca de 4 mil pessoas/dia, mas na alta temporada este número mais que dobra, chegando a 10 mil passageiros/dia.
Com a incorporação da “Costa do Sol” o sistema contará com uma frota de 12 embarcações. 
 
Leia mais em: www.tribunadabahia.com.br